segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pesquisa sobre gansos

Este trabalho teve início numa pesquisa elaborada pelo 4º B e, posteriormente, os alunos do 5º D aprofundaram essa pesquisa e construíram o PowerPoint.


OS GANSOS

Os Gansos são verdadeiros guardas corpulentos. O Ganso é um defensor nato da sua propriedade e apesar de ser uma ave, faz frente a qualquer intruso que apareça, independentemente de seu tamanho. Os humanos não estão imunes aos ataques destes animais, que grasnam furiosamente enquanto não repelem o intruso.
A sua vida é feita ao ar livre e em bando, comendo tudo o que lhes apareça, sejam caracóis ou minhocas, passando por erva, milho e rações próprias. Quando são criados em cativeiro, não conseguem voar e apenas usam as asas para ganhar velocidade, quando o perigo o justifica.
Existem várias raças de Gansos pela Europa, sendo que alguns já resultam de cruzamentos (como por exemplo o Ganso-Pardo, o mais comum, que se supõe ser um cruzamento do Ganso Toulose com o Ganso Branco selvagem).
A carne destes animais é muito apreciada na Europa, principalmente em França, onde o paté de ganso é apreciado há muitos anos e de onde é exportado para todo o Mundo. Os ovos, de grandes dimensões, são muito apreciados em receitas culinárias e são também aproveitados para reprodução (já que o principal objetivo é criar estes animais para abate e aproveitar a sua saborosa e caraterística carne).

Reprodução: Uma Mãe Ganso choca cerca de 6 ovos, durante 30 dias.

Longevidade e Peso: Um ganso pode viver cerca de 20 anos e pesar até 12 kg.

No Outono, quando se vêem bandos de Gansos a voar para Sul e que formam um grande “V” no céu, sabe-se que quando cada um bate as asas, move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás. A resistência do ar diminui para cada Ganso à medida que este fica mais longe do cume. Em geral, o bando beneficia de pelo menos 71% a mais de força de voo do que uma ave a voar sozinha. Sempre que um ganso sai do bando sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar a voar sozinho. E rapidamente entra novamente na formação. Quando o Ganso Líder se cansa, muda de posição dentro da formação e outro ganso líder assume a liderança. Assim, todos se ajudam de forma a garantir a sustentabilidade até ao seu destino final. Durante o voo todos têm o seu papel definido, ficando para os Gansos de trás o trabalho de gritar, encorajando os da frente para que mantenham a velocidade. Quando um Ganso fica doente, é ferido ou está cansado e tem de sair da formação, outros saem da formação e acompanham-no para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem com ele até que morra ou seja capaz de voar novamente; então alcançam o seu grupo, ou integram-se noutro. O voo dos Gansos rumo ao Sul no Outono é um grande exemplo de trabalho em equipa onde todos têm o mesmo objetivo, meta e compromisso com sucesso.
Os Gansos são aves da família Anatidae, que inclui também os cisnes. Há mais de 40 variedades de Gansos.
Os Gansos Selvagens habitam regiões de Clima Temperado, migrando para locais mais quentes durante o Inverno. Foram domesticados no Antigo Egipto, para produção de carne e penas para fabrico de flechas.
Os Gansos Domésticos são mais ativos durante a noite e, dado o seu sentido territorial, podem exercer funções de cão de guarda. O foie gras é fabricado a partir de fígado de ganso...


 Clique aqui para fazer o download do PowerPoint
Clique aqui para fazer o download do ficheiro doc

Sem comentários: