segunda-feira, 13 de junho de 2011

A andorinha cor de prata no ninho de oiro

A andorinha cor de prata no ninho de oiro
Era uma bela tarde de Outono quando, de repente, apareceu uma bela andorinha prateada, muito brilhante. Essa andorinha era uma sortuda, pois vivia num ninho tão doirado como os raios de sol. Era um ninho de oiro!
 Ela era comprida, esguia e esbelta; os seus olhos pareciam duas pérolas preciosas ; as suas penas e as suas asas eram cor de prata e o seu bico era tão arranjadinho e limpinho.
Esta andorinha tinha todos os requesitos para se sentir bem e completamente feliz, mas isto não se passava, porque nunca lhe tinha aparecido uma missão que ela fosse capaz de resolver. Finalmente, essa missão chegou e foi com enorme entusiasmo que a andorinha a recebeu.
Qual a missão? A missão era ajudar o menino em perigo...
O menino estava em perigo, porque vivia numa casa que foi construída na árvore mais alta do mundo. Este menino, que se chamava Tomé, vivia anteriormente com o seu avô materno. Nessa altura, ele estava seguro porque tinha a companhia, a amizade, o carinho e a protecção do seu avô.
Agora ele estava sozinho. Não sabia o que fazer para se proteger. Ainda por cima havia alguém que o queria prejudicar. Era a coruja Olhos de Fogo, era terrível e muito má. Tudo o que ela atacasse ficava em chamas porque os olhos dela deitavam lume.
A coruja Olhos de Fogo era horrível! Certo dia, o Tomé avistou-a ao longe e ouviu a sua voz:
- Vais morrer! Não tens hipótese...
Nesse mesmo instante, apareceu, vinda do seu ninho doirado, a andorinha cor de prata (tinha chegado o momento de pôr em acção os seus planos para cumprir a sua missão).
Voou...voou... encontrou uma ajuda. Quem vai ajudar a andorinha?
Um chapéu velho com poderes especiais.
A andorinha ficou muito feliz, mas ao mesmo tempo estava aflita. A ajuda era pouca para defender o Tomé daquela criatura.
Os bons resolveram ajudar. O que deram os bons para ajudar?
 Os bons deram para ajudar um medalhão que abre portas.
Juntaram-se: a andorinha, o chapéu velho com poderes especiais e o medalhão que abre portas. Todos unidos lá foram ajudar o Tomé.
 A coruja mal os viu, tentou queimá-los com os poderes dos seus olhos e logo o chapéu velho com os seus poderes especiais, voou para cima da cabeça da coruja, tendo-lhe tapado os olhos e o medalhão que abre portas abriu a porta ao Tomé.
Novamente, o chapéu mágico fez magia e apareceram umas lindas e seguras escadas rolantes, que o menino começou a descer, com tanta alegria, tendo assim conseguido ficar longe da maldita coruja.
Ela fugiu. Voando, voando até ficar muito longe!
Deixou de ser a coruja Olhos de Fogo e passou a ser a coruja Olhos de Medo.
Finalmente, depois da missão cumprida, a andorinha ficou feliz. Tinha conseguido ajudar alguém (o menino em perigo). A sua vida desta forma tinha conseguido ganhar mais significado. Ela foi dormir um soninho descansado no seu fofinho e quentinho ninho de oiro!
Pós de perelim-pim-pim, a nossa história chegou ao fim.

A Turma do 3º B da EBI/JI Padre Joaquim Flores.

Sem comentários: